terça-feira, 16 de agosto de 2011

Relacionamentos!

Crônica da Semana: 07 a 13.08.2011

Tem umas semanas no ano em que você tem a oportunidade de recepcionar uma amiga ou um amigo em sua cidade. Mesmo que essa amiga ou esse amigo fique na casa de outra amiga, você não pode deixar escapar a oportunidade desses reencontros, de reviver os relacionamentos.
Afinal de contas, “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito”, já dizia o poeta mineiro. A frase, na música Canção da América, com Milton Nascimento, diz várias coisas, entre elas que amigo tem algo especial porque além de ter o registro na mente, também tem gravado o sentimento no coração.
E parece mesmo, observando a realidade do que acontece no dia-a-dia e interpretando Nuvem Cigana - música que faz parte do quarentão Clube da Esquina -, que amigo vive em qualquer parte do nosso coração, ali meio latente, só esperando pra qual cigarra pôr-se a cantar. Basta você querer!
E se você quiser, mesmo que tardar, quando você tiver a oportunidade de falar com um amigo ao telefone, se corresponder por uma rede social ou reencontrar fisicamente, verá como é fácil, na maioria das vezes, perceber uma  gostosa reciprocidade.
Muitas vezes, ao reencontrar um amigo distante ou ausente, é como se o seu corpo reconhecesse um elo de sua vida, o qual liberta endorfina e serotonina e você fica mais calmo e com uma sensação de bem-estar.
E de fato, um amigo pode lhe proporcionar recuperar imagens fixas, filmes curtas e longos que lhe dão grande alegria. Mas também o reencontro pode resgatar desgraçadas tristezas e terríveis pesadelos que lhe parecem, naquele momento do reencontro, vivos novamente, lá no passado, mas querendo fundar sombras no presente e cristalizar nostalgias.
Mas nem por isso você não quer ter essa possibilidade do reencontro, às vezes aguardado com ansiedade, especialmente se é um amigo que você não se relaciona há algum tempo e que tem em seu passado alguma representatividade.
Por isso a importância de quando você quiser e se quiser, relembrar a sua vida e  escrever em algum lugar o nome dos amigos que podem ser reencontrados, que podem ser procurados, porque são elos que você deseja reestruturar.
Certamente tem os amigos da infância quando do aprendizado das primeiras letras no colégio. Também têm os amigos daquela rua que marcou a adolescência, e com os quais jogava bola ou brincava de boneca. Outros amigos dos esportes e das viagens escolares. Vários amigos da faculdade, das noites de estudo, das festas ou das lides estudantis. Têm os amigos da vida profissional e aqueles que vieram junto com todos esses e que nem por isso são menos amigos. Além dos que se forjaram por conta de relacionamentos amorosos ou nos seus entornos.
Tem os amigos pra toda hora, os amigos das lutas e vitórias, assim como das derrotas. Amigos que você vê toda semana ou diariamente. Amigos que te expõem a imagem da luta à frente, que te compartilham a busca da liberdade, da democracia e ética já, para todos igualitariamente.
Mas você pode crer, que não se está deixando de enxergar esse mundo tão violento quando se dá espaços também para com o amigo ter algum relacionamento, na sua via mais próxima e sentimental. Muito menos não se queira combater a vil e deprimente exploração, quando amigos e amigas são cativadas ao coração.
Apesar de que, como em qualquer outro relacionamento deva-se aproveitar o momento, quando se é, de fato, amigo, sempre fica um pouquinho mais, um gostinho a mais. É o sentimento tal como na expressão “hay que endurecerse, pero sin peder la ternura jamas”.
É como se as agendas com amigos fosse com uma outra emoção, talvez, quem sabe seja pra alimentar aquela semente latente, que como o poeta dizia mora lá no coração.  
Alci de Jesus

Um comentário:

  1. Estamos felizes Fátima e Bárbara pela oportunidade do reencontro ás saídas o passeio de escuna, o camarão tudo isso não seria maravilhoso se não fosse a presenças marcante de vocês. Fortaleza se tornou bela por causa desses amigos de sempre. " amigo se guarda no lado esquerdo do peito dentro do coração..
    bjs

    ResponderExcluir